InícioEducação CatólicaO Principal Objetivo da Educação Infantil: Saiba se Você Está Agindo Certo...

O Principal Objetivo da Educação Infantil: Saiba se Você Está Agindo Certo ou Errado

Você já parou para pensar qual é o principal objetivo da educação infantil? Provavelmente muitos vão pensar que é tornar a criança uma boa pessoa, educada, trabalhadora, etc. Mas será que é só isso ou é necessário mais? Deve-se ser uma pessoa boa com relação aos outros, mas e com relação a Deus?

Anúncios

Este é um assunto importantíssimo, então é crucial que os pais e demais educadores tenham isso bem claro, e este artigo vai tratar disso.

Qual é, Afinal, o Principal Objetivo da Educação Infantil?

O principal objetivo, não só da educação infantil, mas da educação de maneira geral, é orientar a pessoa para que ela possa alcançar o seu fim último: Deus. Todos nós fomos criados para conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo e assim sermos salvos. Infelizmente vivemos em uma sociedade decadente, na qual Deus está sendo colocado de lado por muitas famílias, e isso é uma tragédia para a educação.

Não adianta nada criar uma pessoa para que ela possa ser “feliz” nesta terra, tendo um bom trabalho, dinheiro, dentre outras coisas, mas não ensiná-la a viver na verdadeira felicidade, que é viver na graça de Deus, O conhecendo, amando e servindo. Lembremo-nos das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” MAR 8,36. “Vida” aqui significa alma.

Anúncios

O papa Pio XI comentou sobre a decadência da educação familiar na sua magistral encíclica Divini Illius Magistri, que eu recomendo muito que todos os educadores leiam: “Queremos porém chamar dum modo especial a vossa atenção, Veneráveis Irmãos e amados Filhos, sobre a lastimável decadência hodierna da educação familiar. Para os ofícios e profissões da vida temporal e terrena, com certeza de menor importância, fazem-se longos estudos e uma cuidadosa preparação, quando, para o ofício e dever fundamental da educação dos filhos, estão hoje pouco ou nada preparados muitos pais demasiadamente absorvidos pelos cuidados temporais”. E essa encíclica foi escrita em 1929, hoje a situação está muito pior.

Nesta mesma encíclica, o papa também fala sobre o principal objetivo da educação: “O fim próprio e imediato da educação cristã é cooperar com a graça divina na formação do verdadeiro e perfeito cristão, isto é, formar o mesmo Cristo nos regenerados pelo Baptismo, segundo a viva expressão do Apóstolo: « Meus filhinhos, a quem eu trago no meu coração até que seja formado em vós Cristo »”.

O Papel dos Pais na Vida dos Filhos

Os pais tem, portanto, uma missão importantíssima, já que o principal fim do matrimônio é a procriação e consequente educação dos filhos. A educação deve envolver a criança por completo: a inteligência, a vontade, as paixões (emoções), a parte física, etc. Todas as faculdades devem ser direcionadas para Deus, para a virtude. Os pais devem ter sempre em mente que a vida verdadeiramente feliz é a vida santa, a vida virtuosa. No futuro serão publicados artigos específicos sobre esses assuntos aqui no blog.

Leituras que podem ajudar

Além dos artigos que serão publicados aqui no blog, existem alguns livros que são importantes para os pais e demais educadores: “História da Família Martin – O Lar Onde Floresceu Teresa de Lisieux”, de  Stephane Joseph Piat, que conta como os esposos São Luís Martin e Santa Zélia Guérin educaram suas filhas, e daí surgiu Santa Teresinha do Menino Jesus; “Educar Com Êxito”, do padre Gaston Courtois, e o livro “A Educação Dos Filhos”, do padre Antonio Royo Marín.

Anúncios

Além desses livros, o sistema preventivo de São João Bosco e os exemplos de Santa Mônica e Santa Joana de Chantal também são muitíssimo importantes para os pais e demais educadores.

Crianças Muito Pequenas: Como os Educadores Devem se Portar

Os educadores devem entender uma coisa: a boa educação já deve começar ainda que a criança seja muito pequena.

Nas crianças pequenas predomina-se a sensibilidade, mas já aí os pais devem tomar as seguintes atitudes: falar com ela (ensinando-a) sobre Deus, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos, sobre a Igreja e ensiná-la a rezar, tudo isso pouco a pouco; levar a criança na igreja; organizar as tarefas do dia, estabelecer horários para ela dormir e para ela acordar e também para ela comer, para que a vontade dela possa ser fortalecida desde nova e para que ela tenha disciplina, dentre outras ações que os pais podem fazer.

Leia também: Melhore a Rotina Matinal Infantil: Dicas do que Fazer Antes da Escola

Must Read